quinta-feira, 2 de agosto de 2012


Na véspera do 21º aniversário, Mayra supera dores e conquista bronze

Judoca número 1 do mundo na categoria meio-pesado se recupera de derrota na semifinal e garante terceira medalha do judô em Londres 2012

Por Gabriele LombaDireto de Londres
249 comentários
Foi com dor física e na alma. A recompensa, um bronze e um sorriso com brilho dourado. Na véspera de completar 21 anos, Mayra Aguiar ganhou seu presente por antecipação. Quase um repeteco da façanha de Felipe Kitadai, bronze no dia do aniversário. A gaúcha bateu a holandesa Marhinde Verkerk por ippon e faturou a terceira medalha do judô brasileiro nas Olimpíadas de Londres. Tudo isso após uma angustiante e incontestável derrota. Para a maior rival, a americana Kayla Harrison. Do choro contido ao sorriso. Do sorriso ao pódio.
Mayra Aguiar bronze judô brasil olimpíadas 2012 (Foto: Marcio Rodrigues / Fotocom.net)Mayra mostra a medalha de bronze, a terceira do judô em Londres (Foto: Marcio Rodrigues/Fotocom.net)
Número 1 do mundo na categoria meio-pesado e favorita ao título olímpico, Mayra perdeu para Kayla na semifinal e viu o sonho do ouro ir embora. Levantou-se com o braço esquerdo machucado. Quase desistiu. Mas não havia tempo para lamentações. Precisava voltar ao tatame e tentar o bronze.
- Saí daquela luta contra a americana com agonia, com muita, mas muita vontade de chorar, uma coisa ruim dentro de mim. E ela ainda tinha estalado meu braço inteiro. Aí veio Aurélio Miguel falando "é outra competição. Não vai sair daqui sem nada". Depois o Leandro Guilheiro falou: "Levanta a cabeça, vamos levar essa medalha".
O choro parou ali. Mayra absorveu as palavras de Aurélio, ouro em 1988 e bronze em 1996, e de Leandro, bronze em 2004 e 2008. E se lembrou se tudo o que passou nos últimos quatro anos, desde aqueles Jogos de Pequim, quando, aos 17 anos, perdeu na primeira luta. A Londres, levou uma prata e um bronze em Mundiais. Levou para ali a liderança do ranking.
Mas o braço latejava, e a única chance de minimizar a dor era sendo rápida. Teria de calar uma torcida barulhenta gritando "Holanda".
A holandesa tentou as primeiras entradas. Mayra, porém, estava focada. Defendeu as entradas e, com 3m36s restando, conseguiu um ko-soto-gari que derrubou a holandesa e lhe valeu o ippon da vitória. No Sul, os amigos de Mayra comemoraram a conquista do bronze cantando "Parabéns a Você", com um bolo especial.
- Amanhã é meu aniversário e a medalha olímpica não podia ser presente melhor. Todas as batalhas, todas as dores, tudo que tive que abrir mão, tudo isso valeu a pena por este momento - afirmou.
Depois do pódio, um presente veio de um telefone celular. Mayra ligou para dona Leila e seu Júlio, mãe e pai. Não chorou. Queria só comemorar.
- Oh, mãe. Sua filha agora é medalhista olímpica. Estou chegando!!!
Algoz da brasileira, Kayla Harrison foi a campeã depois de derrotar a sensação britânica Gemma Gibbons, apenas a número 100 do ranking mundial. A inglesa surpreendeu o Complexo Excel ao eliminar a campeã mundial Audrey Tcheumeo, da França, que terminou com o bronze. Porém, na final, caiu diante da americana, ficou com a prata e foi aplaudida de pé pelos torcedores.
Kayla disse que Mayra foi, de longe, a adversária mais difícil na caminhada até o ouro. Elas se respeitam. E só...

- A gente se respeita muito, é uma adversária muito forte. Já ouvi falando que me respeita também. Não teria graça se fosse fácil, tem que ter essas pedras no caminho, mas vou ter minha hora. Não somos superamigas, "best friends", mas nos cumprimentamos. Amigas no Facebook? Não, aí já é demais...
 
O terceiro pódio garantiu ao judô sua melhor participação nos Jogos Olímpicos na história, com três medalhas, sendo uma de ouro e duas de bronze. Em 1984 e 2008, o Brasil também conquistou três medalhas no judô, mas nenhum ouro - em 84, foram uma prata e dois bronzes, e, em 2008, foram três bronzes. A seleção de 2012 ainda tem duas chances de superar essa marca e alcançar a meta da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) de quatro medalhas olímpicas: na sexta-feira, Rafael Silva e Maria Suellen Altheman disputam a categoria peso-pesado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário