quarta-feira, 15 de agosto de 2012


Em vídeo, chefe de assalto na Tijuca 



canta rock em presídio do Rio

Na gravação, mulher que morreu revela que roubava para sustentar vício.
Ivone Fernandes Mendonça trabalhou como secretária na ONG AfroReggae.

Do G1 RJ
26 comentários
Ivone Fernandes Mendonça, a mulher de 35 anos que morreu ao comandar o assalto ao restaurante Brasa Gourmet, na Tijuca, na segunda-feira (13), participou de vídeo em que canta rock em um presídio do Rio. As gravações fazem parte de um projeto de recuperação de detentos do AfroReggae.
O vídeo mostra também duas entrevistas concedidas por Ivone, em 2008 e 2009, em que ela conta como se sentia enquanto presidiária. “A sociedade distorce bastante a imagem da gente que está preso”, diz ela.
Ivone afirma que sente muita falta de ver crescer a filha, com 12 anos na época. “Ela foi tudo que eu mais queria. Eu planejei muito ela. De que adiantou?”.
Ivone conta que começou a cometer crimes para sustentar o vício em crack. “Eu estava mais presa lá fora”, assume. “Na hora que vencer (a sentença), ele vai ter que abrir o portão pra eu sair. Acabou a cadeia, tua sentença está paga. E estar preso numa droga?”, declara.
No vídeo, há a informação de que ela já trabalhou como secretária do AfroReggae, em 2009. Ivone conta que sonha ter uma casa e a filha por perto: “As possibilidades são infinitas. Eu acho que quero tudo a que tenho direito”.
Pelo Twitter, o coordenador do AfroReggae, José Júnior, lamentou a morte da mulher e contou que ela tentou cometer suicídio em 2010. Depois, Ivone fugiu do sistema prisional, onde cumpria regime semiaberto e desapareceu, segundo ele.
Como aconteceu
Seis criminosos entraram no estabelecimento Brasa Gourmet por volta das 10h30 desta segunda-feira (13). Bem vestida e com acessórios de grife, Ivone anunciou o assalto. Cerca de 20 funcionários estavam no local. Policiais do 4º BPM (São Cristóvão) foram chamados. Houve troca de tiros. Ivone e mais dois comparsas morreram. Três suspeitos conseguiram fugir pelo telhado do estabelecimento, segundo testemunhas, mas dois suspeitos foram presos na terça-feira (14). Na ação, foram apreendidas quatro armas e uma bolsa.
De acordo com o tenente-coronel Ronal Freitas, comandante do 4º BPM (São Cristóvão), chegaram ao local, foram surpreendidos por uma dupla de criminosos, que atirou na direção dos PMs. "Nossa abordagem foi bastante técnica, por isso não houve nenhum inocente ferido", afirmou o comandante , ressaltando que no momento que os criminosos chegaram já havia cliente no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário