quarta-feira, 15 de agosto de 2012


Governo anuncia novo cronograma e 



prazo para trem-bala agora é 2020


trem de alta velocidade vai ligar as cidades de Campinas, SP e Rio.
Pelo novo calendário, regras da licitação serão lançadas ainda este mês.

Do G1 Campinas e Região
Comente agora
 O governo federal anunciou nesta quarta (15) um novo cronograma, que prevê a implantação do trem de alta velocidade (TAV) entre São Paulo e Rio de Janeiro para o ano de 2020. O projeto, que era esperado para as Olimpíadas, vai ligar os dois estados, com estações em ambas as capitais, passando por Guarulhos (SP), Aparecida (SP) e Campinas (SP). O novo calendário para a obra foi anunciado pela manhã, quando a presidente Dilma Roussef (PT) anunciou pacote de concessões em rodovias e ferrovias.
Pelo novo cronograma, o governo lança ainda este mês as regras para a licitação, que na última tentativa não teve nenhuma empresa interessada. Segundo o governo, em outubro será o lançamento do edital e as empresas terão até maio do ano que vem para apresentação das propostas. As obras só deverão ser concluídas em 2020.
A escolha da empresa vencedora vai determinar também a tecnologia adotada no TAV. Após a definição da tecnologia, o governo abrirá uma segunda licitação para escolha da empresa que executará o projeto. O contrato que transfere a operação do trem-bala para a iniciativa privada terá 40 anos de duração.
Os primeiros passos para a construção do trem-bala foram dados em 2010, quando a previsão era que a obra ficasse pronta até 2014, para a Copa do Mundo. No ano passado, o leilão para escolha da empresa encerrou o prazo sem nenhuma proposta e, com isso, o cronograma inicial teve de ser alterado. O TAV tem um investimento estimado em R$ 33 bilhões.
Trem de alta velocidade durante teste nesta segunda-feira (27) na China (Foto: BBC)Trem de alta velocidade, similar ao que será implementado no Brasil,  em teste na China  (Foto: BBC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário